Intercâmbio: Onde? Como? Quando? E outras dúvidas.

Para quem não sabe em junho eu vou para Londres aprimorar meu inglês. Vou ficar 6 meses em casa de família, e esta cada vez mais perto e eu que já estou com tudo certo também estou com dúvidas, então imagina quem ainda não sabe se vai ou fica ou espera.

Que época eu faço o intercâmbio? – Eu esperei terminar o ensino médio e resolvi não fazer faculdade por enquanto. É melhor fazer o intercâmbio antes da faculdade, e isso não é uma opinião só minha, para quem eu perguntava me respondia para fazer antes da faculdade, pois durante a faculdade fica difícil, depois da faculdade você tem a responsabilidade do emprego e às vezes não tem o dinheiro por causa da faculdade.

Para onde ir? – Escolhi Londres pela paixão pela cidade, e porque é um país rico em cultura. E por ter a facilidade de locomoção, por exemplo, eu posso pegar um fim de semana e ir para França. Mas você tem que pesquisar o custo de vida, escolas e outros pontos.

Onde ficar? Casa de família ou casa estudantil? – Eu iria ficar 3 meses em casa de família e 3 meses na casa estudantil, mas eu troquei para passar os 6 meses em casa de família, pois além do meu medinho básico e da preocupação da minha mãe, você tem que bancar a sua comida o dia interiro, na casa de família você terá ou o almoço ou a janta que a família te dá.

Quanto tempo ficar? – Não tem tempo máximo para fazer um intercâmbio, mas eu vou ficar 6 meses porque eu só vou aprimorar o inglês, e para ficar 6 meses em Londres só para estudar não precisa de visto.

Onde eu fecho a viagem? – Primeiro de tudo peça opinião, pesquise e descubra sites e blogs que falam sobre intercâmbio. Depois de pesquisar, peça ajuda para pessoas que já fizeram a viagem, ai sim você vai atrás de escolas ou agencia, eu estou indo pela STB que foi uma indicação confiável e bem falada.

Preciso levar dinheiro? Como eu levo? – Hoje em dia existe um cartão de crédito que seus pais que estarão no Brasil vão colocar uma quantidade de dinheiro por mês ou semana (não me lembro ao certo), e este dinheiro será colocado na moeda do pais que você estará, no meu caso, libra. E para colocar o dinheiro você precisar saber o valor da moeda, ou seja, você tem que ficar ligado na bolsa de valores.

E se eu tiver um problema de saúde? E se eu tomo remédio, como eu levo? – Agora você também pode fazer um plano de saúde para caso você passe mau ou se machuque, eu fiz o plano básico. Se você, como eu, toma remédio você precisa levar receita médica e um estoque de remédios por um acaso ele acabar. E se você sofre de dor de cabeça, por exemplo, também precisa de receita para levar o remédio de sua preferência.

E se eu não gostar da minha família? – Algumas semanas antes de ir você vai fazer contato com sua família, mas se acontecer de você não gostar da sua família você tem que informar sua escola e tentar trocar, mas se não for nada muito sério você terá que aguentar sua família.

Posso escolher minha família? – Não. Mas você fará uma entrevista com perguntas do tipo: você gosta de animais? Você gosta de crianças? Entre outras, e sua família será escolhida a partir deste questionário respondido.

Como eu escolho a escola? – Quando eu fui escolher a minha escola eu escolhi uma escola de ensino mediano e de preço que cabia no meu bolso. A própria agenciadora falou que quem faz a escola é o aluno, se você tem dinheiro e pode bancar a melhor escola, mas não faz nada azar o seu, você não soube aproveitar.

Se voce tiver outras perguntas você pode me perguntar ou procurar uma escola e/ou agencia. Espero que tenham gostado. O próximo post será do que levar na mala. E de dicas de outros posts relacionados a este assunto para eu dar dicas.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário